Prefeitura Municipal de Anchieta

Oficina de audiovisual em Olivânia

A história desta escola está intimamente relacionada ao próprio nascimento do MEPES, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

| Autor

[foto1][foto2][foto3][foto4]Jovens rurais, estudantes da Escola Família Agrícola de Olivânia, Anchieta, participam nesta semana (08 a 11/07); de uma oficina de audiovisual realizada pela SEAG em parceria com o Instituto Parceiros do Bem. São 30 jovens, alunos da 2ª e 3ª séries do Curso de Técnico em Agropecuária, oriundos de quatro municípios (Anchieta, Guarapari, Marechal Floriano e Domingos Martins);. O desafio proposto e aceito pela juventude é a realização de um curta-metragem que conte, a partir de seus múltiplos olhares, a história da Escola Família de Olivânia e da própria juventude que ajudou a construí-la ao longo do tempo.

Para Gabrielle Marion, aluna da 3ª série, a oficina tem sido uma experiência fantástica e muito proveitosa, na medida em que os jovens rurais cada vez mais têm tido acesso a internet e as novas redes sociais e muitas das vezes têm interesse no tema, mas sentem dificuldade em relação à técnica (como utilizar a câmera e como fazer planos e enquadramentos);. “A oficina, neste sentido, vem transformar algo que até então era só um hobbie, em algo mais técnico, talvez até uma possibilidade profissional.”

Nayara Paranhos, aluna da 2ª série, afirma que a experiência tem sido muito proveitosa e já planeja usar os conhecimentos adquiridos em casa e na escola. Para Nayara, “a oficina facilitará a produção de materiais que serão usados nas disciplinas escolares e na execução dos instrumentos da pedagogia da alternância”.

História da Escola Família Agrícola de Olivânia

A história desta escola está intimamente relacionada ao próprio nascimento do MEPES, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. No ano de 1967, Padre Humberto Pietrogrande, jesuíta de origem italiana, juntamente com agricultores da região sul do estado decidem por implantar um projeto de promoção social das pessoas que viviam no campo, nesta época a maior parte da população. Criaram um comitê que no ano seguinte deu origem ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – MEPES. Após institucionalização do Movimento, iniciam-se os primeiros passos para a construção da Escola Família, na comunidade de Olivânia, Anchieta-ES. Em 15 de março de 1969 a Escola é reconhecida pelo MEC e dá inicio a suas atividades, tornando-se a 1ª Escola na América Latina a fazer uso da pedagogia da alternância, onde o aluno passa um período na Escola adquirindo conhecimentos técnico-científicos e um período no meio sócio-familiar aplicando técnicas e trazendo questões colocadas pela vida prática.