Prefeitura Municipal de Anchieta

Saúde Ocupacional realiza " Campanha Alerta"

O objetivo é dar orientação sobre hepatites virais e o Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV);, além da realização de exames para rastreamento. Os beneficiados são os servidores lotados na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

| Autor


[foto2][foto1]A Saúde Ocupacional do Servidor da Prefeitura de Anchieta, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); e o Laboratório Municipal, realiza nesta quarta e quinta-feira (11 e 12); a “Campanha Alerta”.
 
O objetivo é dar orientação sobre hepatites virais e o Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV);, além da realização de exames para rastreamento. Os beneficiados são os servidores lotados na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
 
Hepatites
 
Hepatite é uma inflamação do fígado que já se tornou um problema de saúde pública em todo o mundo. Pode ser causada por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
 
É uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas. Mas quando aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
 
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem também os vírus D e E. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco da doença evoluir, tornando-se crônicas, e causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.
 
Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites é importante observar:
·         Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);;
·         Transmissão sanguínea: prática de sexo desprotegido, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);;
·         Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D);.
 
O que é HIV
HIV é a sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana. Causador da AIDS, ele ataca o sistema imunológico responsável por defender o organismo. É transmitido por sexo desprotegido e contato sanguíneo.
 
O que é AIDS
A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais complicadas, como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.
 
Para orientação e realização de exames os interessados podem contar com o CTA pelo telefone: 3536-3282.