Prefeitura Municipal de Anchieta

Carnaval do CAPS 1 integra pacientes e comunidade

Num momento de confraternização, eles entraram no ritmo do Carnaval e saíram às ruas para se divertir

| Autor

[foto3][foto2][foto1]A tarde desta quinta-feira (27); foi de muita folia para os usuários e funcionários do Centro de Apoio Psicossocial de Anchieta (CAPS 1);. Num momento de confraternização, eles entraram no ritmo do Carnaval e saíram às ruas para se divertir. Fantasiados, eles dançaram e cantaram as tradicionais marchinhas carnavalescas. O prefeito Marquinhos, o secretário de Saúde, Deivis Guimarães, entre outras autoridades, também participaram da festa.
 
Os foliões levaram alegria para quem passou nas ruas. As fantasias, atrativos visuais importantes durante a folia, foram confeccionadas pelos próprios pacientes. O bloco saiu do CAPS 1 e foi até a Vila Olímpica. Depois seguiu até a Praça São Pedro, ao som de uma banda de marchinha. 
 
De acordo com a terapeuta ocupacional Zenilda Martins, a atividade foi desenvolvida como forma de integração entre os usuários e a equipe do Centro.
 
“Além de ser uma forma de entretenimento, os pacientes tiveram oportunidade de se expressar montando as suas fantasias. Dessa forma, eles praticaram a percepção, concentração, coordenação motora e receberam estímulos por meio dessa atividade para que tenham autonomia de exercer diversas funções no dia a dia.”, disse ela.
 
Elisama Sabino, 35 anos, moradora do balneário de Iriri, ficou feliz em poder criar a sua roupa de Carnaval. “Caprichei na minha fantasia, ela ficou bem colorida e bonita. Já posso dizer que sou quase uma estilista”, comentou.
 
“Dancei muito na festa. Meus amigos e eu sambamos também com a bandinha que tocou músicas bem alegres”, disse Marinalva Araújo, de Limeira, que há mais de dois anos faz tratamento no CAPS 1.
 
Na oportunidade, a coordenadora do CAPS 1, Ana Paula da Paixão, ressaltou a importância de promover este tipo de ação. "O objetivo do nosso trabalho é incluí-los novamente na sociedade, para que eles se entrosem melhor com a população e possam participar de todos os eventos culturais. Eles são iguais a nós e gostam também de se divertir”, explicou.
 
CAPS 
 
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); são serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais. É uma instituição que visa a reabilitação psíquica em substituição aos hospitais psiquiátricos. Objetiva a reintegração social pelo acesso ao trabalho, lazer e atividades que promovam qualidade de vida e saúde.
 
Os Centros também atendem os usuários em seus momentos de crise e apoiam famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento. A equipe interdisciplinar é formada por médico psiquiatra, psicólogo e enfermeira, entre outros profissionais.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com