Prefeitura Municipal de Anchieta

Agricultura para Todos é lançado com festa em Jabaquara

Com o programa, a agricultura anchietense ganhou mais um incentivo ao desenvolvimento sustentável

| Autor

[foto1][foto3][foto2][foto4]A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Agricultura, lançou na manhã desta sexta-feira (21);, na comunidade de Jabaquara, o programa Agricultura para Todos, destinado a incentivar a produção rural do município de forma sustentável. Com a medida, a agricultura anchietense ganhou mais um incentivo ao seu desenvolvimento.
 
Na solenidade, o prefeito Marquinhos e o secretário municipal de Agricultura, Waldemar Belém, afirmaram que o projeto levará melhorias em atendimento e fornecimento de insumos para agropecuaristas, agricultores familiares e pequenos empreendedores do agroturismo e da agroindústria do município.
 
Marquinhos afirmou que o projeto Agricultura para Todos e o programa Valorizando o Homem do Campo são muito importantes para alavancar a economia e a agricultura de Anchieta, destacando que com eles a Prefeitura busca fortalecer o homem do campo com o fornecimento de insumos, como o calcário, adubos, sementes, mudas e prestação de serviços técnicos, entre outros.
 
A comunidade de Jabaquara foi escolhida para o lançamento do programa pelo fato de ser o centro das outras comunidades tanto do Circuito do Corindiba (Duas Barras, Jaqueira e Olivânia); quanto do Circuito dos Imigrantes (Córrego da Prata, Alto Pongal e Alto Joeba);. “Em se tratando de um evento da Agricultura, nada mais sensato do que realizar o lançamento no interior do município”, ressaltou o prefeito Marquinhos.
 
Segundo ele, o tripé de sustentação da economia de Anchieta é formado pela agricultura, a pesca e o turismo. E enfatizou esperar que o homem do interior permaneça em seu local de origem, argumentando que neste sentido a Prefeitura dará todo o suporte para que os empreendimentos alcancem o sucesso almejado por todos.
 
“A valorização do agricultor começou no primeiro dia do nosso governo, quando a agricultura se juntou à Secretaria de Assistência Social para implantar o vale-feira no município, que é um empreendimento de duas mãos e que leva recursos ao agricultor familiar e ao mesmo tempo põe frutas, verduras e legumes na mesa de famílias carentes. E incentivo o homem da cidade a comprar produtos diretamente dos agricultores”, discursou o prefeito.
 
O secretário Waldemar Belém disse que está muito feliz com o projeto e que, se depender dele, o agricultor sempre será bem recebido e terá um cuidado a mais. “Precisamos valorizar o homem do campo pelo sacrifício que ele passa na lavoura. E incentivar os agricultores no sentido de possuir Nota Fiscal Rural para que a Prefeitura possa realmente ajudar”, disse.
 
A presidente da Associação de Moradores de Jabaquara, Elsinha, agradeceu em nome da comunidade o privilégio de receber o lançamento do programa. E falou da importância do projeto para o município de Anchieta: “Nunca um agricultor teve esse carinho no município, e acredito que isso só vem a somar na qualidade de vida do meio rural”.
 
Carlos Otávio Pin, produtor de alface no Vale do Corindiba, comentou que a Prefeitura tem dado o maior apoio ao setor. E parabenizou a equipe da Agricultura, ressaltando que hoje o agricultor tem meios de comunicação no interior, o que ajuda na comercialização de seus produtos.
 
Segundo ele, os agricultores são a grande massa que põe comida na mesa da população. Destacou que anos atrás os agricultores eram tratados como caipiras e que hoje são considerados empreendedores, com o real reconhecimento do seu valor. “Eu planto, colho e boto alimento na mesa de todos”, declarou o agricultor.
 
Já o agricultor Edinho Igreja, que produz inhame na localidade de Picuã, disse esperar que o Agricultura Para Todos seja um sucesso para os agricultores e agradeceu o apoio da Prefeitura por emprestar máquinas para a produção no campo.
 
E concluiu dizendo que as pessoas que vêm a Anchieta só se lembram das belas praias e, quando se fala de empresa, pensam na Samarco, mas se esquecem de que o município tem uma área agrícola muito forte, que é um dos maiores incentivadores da agricultura familiar. “Esta é uma oportunidade que nós estamos tendo para divulgar os nossos produtos no município e em outras localidades”, disse ele.
 
Aos 74 anos, Mario Juriato, agricultor da localidade de Dois Irmãos, trabalha na área pecuária e disse que está muito contente com o projeto, que valoriza o homem do campo, fazendo com que a demanda cresça cada vez mais e que os produtos sejam comercializados por todos.
 
O evento foi encerrado com uma palestra ministrada por Cássio Vinicius, Chefe do Incaper de Anchieta, com o tema “A Importância do Uso Correto do Calcário e Adubação”.
 
Prestigiaram o evento os secretários de Esportes, Julio Santana, da Fazenda, Erica Jorlandes; do Turismo, Felício Bertolini; de Meio Ambiente, Marcelo Dalbon; de Infraestrutura, Wilson Xavier; da Educação, Brunella Marques; de Cultura, Renata Geneviève; de Integração, Daciomar Nogueira; de Administração, Ana Lúcia Goze; da Assistência Social, Márcia Cypriano; de Governo, Fábio Loureiro; o gerente municipal de Controladoria, Fábio Telles; o gerente da Pesca, Beto Caliman, entre outras autoridades.
 
Lei nº 49/2013
Para se beneficiar da Lei o produtor deve possuir Nota Fiscal Rural. Caso contrário, terá prazo de até 90 dias, a partir da data do lançamento do programa, para regularizar a situação. O programa será coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Anchieta. O benefício pode ser interrompido mediante comprovação de estabilidade do beneficiado.
 
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com