Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Escolas anchietenses promovem intercâmbio de Xadrez
A novidade agradou os alunos, que se preparam para o Campeonato Municipal de Xadrez, em novembro
| Autor
[foto1][foto2][foto3][foto4][foto5]Um dos jogos mais populares e respeitados do mundo, o Xadrez foi tema de um intercâmbio esportivo entre as escolas Tio Liliu, Edma Mezadri , Maria Luiza Flores e Patrícia Roffes. A atividade, que foi promovida pela Secretaria de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal, aconteceu na última sexta-feira (27); e faz parte do Projeto Xadrez nas Escolas, que visa usar fundamentos do jogo como ferramenta pedagógica em sala de aula.
O intercâmbio aconteceu no período da manhã, na escola Patrícia Roffes, em Nova Jerusalém, onde cerca de 90 alunos jogaram, entre si, durante horas. Em frente ao tabuleiro os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam com os professores, na sala de aula, logo que o Projeto começou a ser realizado nas escolas.
“O jogo é muito interessante e me ajuda na escola. Depois que passei a jogar Xadrez, meu raciocínio melhorou e o pensamento ficou mais rápido”, diz Gabriel Dias (12);, da Escola Tio Liliu, que participou do intercambio.
O projeto Xadrez na Sala de Aula, que foi iniciado no Município em 2013, primeiramente capacitou professores da rede municipal de ensino. Na ocasião, dezenas de profissionais de 11 escolas anchietenses passaram por um treinamento de 50 horas, além disso, cada escola recebeu um tabuleiro de xadrez pedagógico. A partir da capacitação, os professores começaram a ensinar o jogo em sala de aula e usar, com os alunos, fundamentos do xadrez em todas as disciplinas.
“O Projeto nas escolas aumenta a concentração, disciplina e incentiva o companheirismo, fatores importantes no processo de aprendizagem”, enfatizou o professor de matemática e coordenador do projeto, Augusto Ramalhete.
Diante do sucesso do intercambio esportivo realizado com os alunos, os atletas do tabuleiro já podem ser preparar. É que em novembro, a Secretaria de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal vai promover um campeonato municipal de Xadrez. A data ainda não foi estabelecida, mas uma coisa é certa: todos os alunos que passaram pelo Projeto nas Escolas vão poder participar.
O Xadrez
O jogo surgiu no Sudoeste da Europa, durante o Renascimento, na segunda metade do século XV, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas, que o inventaram no século II.
O xadrez é um dos jogos mais populares do Mundo e é praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais);, clubes, escolas e pela internet.
Segundo estimativas, cerca de, 605 milhões de pessoas em todo o planeta sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais, que existem em 160 países.
Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com