Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Guarda Municipal, Fazenda e Turismo implantam captação de água
O sistema está sendo implantado pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura nas secretarias de Fazenda, Turismo e na Guarda Civil Municipal.
| Autor
[foto3][foto1][foto2]
Com o objetivo economizar água potável nas atividades de limpeza das repartições públicas, a Prefeitura de Anchieta saiu na frente com o projeto de captação de água do ar condicionado.
O sistema está sendo implantado pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura nas secretarias de Fazenda, Turismo e na Guarda Civil Municipal.
Na Secretaria da Fazenda, o sistema começou a ser implantado e quatro aparelhos de ar condicionado já estão ligados para captação da água. Porém outros doze aparelhos receberão o sistema.
Na Guarda Municipal, o sistema já foi implantado e 12 equipamentos de ar condicionado já foram ligados ao sistema.
De acordo com o Inspetor Farias a quantidade de água captada já está sendo utilizada na lavagem das escadas e calçadas. “Estamos verificando a possibilidade de utilizar a água captada para lavagem dos veículos da Guarda Municipal”, disse Farias.
Já na Secretaria de Turismo, o sistema vai começar a ser instalado ainda neste mês de março.
O projeto experimental de captação de água dos aparelhos de ar condicionado foi implantado na Secretaria de Meio Ambiente. O Projeto foi proposto pelo servidor público da Prefeitura, Carlos Eduardo Guerra, 45 anos, que atua na Secretaria de Meio Ambiente e teve total apoio da Administração.
Com o sistema que já está funcionando na Secretaria de Meio Ambiente, é possível captar cerca de 200 litros de água por semana (cerca de 10.000 litros/ano);, a partir das condensadoras (equipamento interno do ar condicionado); dos sete aparelhos que estão instalados nos diversos setores da Secretaria. A água é utilizada na lavagem de carros, calçadas, irrigação de plantas e limpeza em geral.
De acordo com o secretário Marcelo Dalbom, para implantar o projeto na Secretaria de Meio Ambiente foram investidos aproximadamente R$ 100,00. O sistema foi aprovado e por isto a experiência está sendo replicada em outras secretarias.
No entanto, ele explicou que a água não é potável, não podendo ser ingerida nem utilizada na produção de alimentos sem tratamento prévio.
O secretário disse ainda que “o objetivo da medida é diminuir o consumo de água proveniente do sistema público de abastecimento, aproveitando de forma alternativa e complementar a energia utilizada nos aparelhos de ar condicionado, gerando economia de recursos naturais e recursos públicos”. Cabe ressaltar que os aparelhos de ar condicionado só são utilizados quando há real necessidade de refrigeração, não sendo ambientalmente e economicamente viável mantê-los em funcionamento para produção de água.
De acordo com o Prefeito Marcus Assad, esta é uma dentre as várias alternativas que podem ser implementadas em prédios públicos e privados, no sentido de diversificar o acesso e utilização dos recursos naturais.