Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Festa Nacional de São José de Anchieta é encerrada após 16 dias de programação
Com um pouco mais de duas semanas de atividades, a festa ao santo padroeiro do Brasil foi encerrada ontem (10) em Anchieta com grande participação popular e muito sucesso. Atividades esportivas e shows foram ontem (10) as últimas atrações da Nacional de São José de Anchieta 2018, após 16 dias de programação. O ponto alto do evento foi no sábado, dia do santo, quando aconteceu a tradicional missa solene e a transferência simbólica da capital capixaba para Anchieta.
| Autor
Com um pouco mais de duas semanas de atividades, a festa ao santo padroeiro do Brasil foi encerrada ontem (10) em Anchieta com grande participação popular e muito sucesso.
Atividades esportivas e shows foram ontem (10) as últimas atrações da Nacional de São José de Anchieta 2018, após 16 dias de programação. O ponto alto do evento foi no sábado, dia do santo, quando aconteceu a tradicional missa solene e a transferência simbólica da capital capixaba para Anchieta.
No dia do copadroeiro do Brasil, São José de Anchieta, a capital do Espírito Santo foi transferida simbolicamente para Anchieta. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Thiago Bezerra Leite. Durante a cerimônia, autoridades estacaram a importância e a grandiosidade das obras e iniciativas de São José de Anchieta para o Brasil. O reitor do Santuário, padre Nilson Marostica, por exemplo, destacou a perseverança do jesuíta e da sua liderança. “Pensar grande, como José de Anchieta é governar com alegria”, disse.
A missa, transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Rede Século 21, foi promovida no adro do Santuário, onde cerca de três mil pessoas puderam se emocionar e expressar sua fé ao apóstolo do Brasil.
A administradora Ana Luzia de Almeida, da cidade de Colatina, no norte do Estado, trouxe a família para participar da missa e conhecer a história do seu santo de devoção. “É o sétimo ano que participo da missa. Este ano trouxe meu marido, filhos e pais para também conhecerem o santuário e um pouco mais da vida de São José de Anchieta, meu santo de devoção”, disse.
O prefeito Fabrício Petri, acompanhou a programação da festa, durante todos os dias, e avalia que a festa foi acolhedora e teve ampla participação da comunidade. “A cidade de Anchieta participou, ajudou e contribuiu para que cada atividade no longo desses dias de festa ocorresse com sucesso, como aconteceu. Aproveito para parabenizar o Santuário e a todos os envolvidos nesse evento”, disse.
Outro destaque da festa foi a 21ª edição Passos de Anchieta. Na semana passada os peregrinos chegaram ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, finalizando o percurso de 100 km entre as cidades de Vitória e Anchieta.
A Festa Nacional de São José de Anchieta iniciou no dia 26 de maio com uma procissão luminosa de Ubu ao Santuário. Nos demais dias aconteceram apresentações culturais, teatro, novena, procissões, caminhadas e shows musicais. Diversas peregrinações e desafios esportivos ocorreram ao longo da festividade, com objetivo de saudar o copadroeiro brasileiro. Passos de Anchieta, Romaria dos Devotos, Pedal Missão Jesuíta 24 horas, Maratonas de natação e corrida e Desafio Ciclismo São José de Anchieta, foram alguns exemplos de demonstração de fé.
Fonte: Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785.