Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Anchieta adere ao movimento de prevenção às hepatites virais
Geralmente as hepatites são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Para aderir ao movimento Julho Amarelo - mês dedicado à prevenção das hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta orienta a população sobre os cuidados e as formas de transmissão da doença.
| Autor | Atualizado em 04/07/2022.
Geralmente as hepatites são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Para aderir ao movimento Julho Amarelo - mês dedicado à prevenção das hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta orienta a população sobre os cuidados e as formas de transmissão da doença. A Secretaria preparou algumas atividades durante todo o mês (confira abaixo).
Julho é o mês destinado a chamar atenção para luta contra as hepatites virais e tem por objetivo reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle da doença por meio da campanha. Conforme a enfermeira do CTA, Larissa Groppo, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, bebida alcoólica e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
“São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sinais e sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, é importante ir ao serviço de saúde regularmente e fazer os exames de rotina que detectam as hepatites”, orienta.
Hepatites Virais são doenças caracterizadas pela inflamação do fígado devido à infecção por alguns tipos de vírus. Geralmente, evoluem de forma silenciosa (nem sempre apresentam sinais e sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras).
Por isso, é importante ir ao serviço de saúde regularmente e fazer os exames de rotina que detectam as hepatites.
Formas de Transmissão:
-
Vírus A e E: Transmissão fecal-oral por ingestão de água e alimentos contaminados. Fecal-oral, por contato entre indivíduos. Obs: Surtos recentes de hepatite A têm sido relatados, com possível causa associada às práticas sexuais, com transmissão oral-anal.
-
Vírus B, C e D: Transmissão pelo contato com sangue contaminado, relação sexual sem camisinha, uso compartilhado de seringas, agulhas, lâminas de barbear/depilar, alicates de unha ou outros objetos que furam/cortam não esterilizados, acidentes com exposição a material biológico de risco no trabalho, além da transmissão vertical (da mãe para o bebê).
A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. As infecções pelos vírus A e E apresentam-se apenas na forma aguda (não possuindo potencial para formas crônicas). Isso quer dizer que, após desenvolver hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo.
Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção - nesse último caso, quando a infecção persiste por mais de seis meses.
Tratamento:
Dependendo do caso, a pessoa com hepatite precisará fazer tratamento com medicamentos específicos e manter acompanhamento com especialista.
Prevenção:
Hepatites A e E: lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de comer, lavar bem alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais, principalmente frutos do mar, consumir apenas água tratada, evitar contato com água potencialmente contaminada (Ex: valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto).
Hepatites B, C e D: não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear/depilar, escovas de dentes, utensílios de manicure, usar preservativos durante as relações sexuais, verificar se os materiais utilizados em procedimentos invasivos (Ex: tatuagens, colocação de piercings, procedimentos estéticos ou da área da saúde) são descartáveis ou esterilizados e utilizar equipamentos de proteção individual nas atividades laborais com possível exposição a material biológico de risco.
As vacinas contra hepatite A e contra hepatite B estão disponíveis pelo SUS, basta procurar a unidade de saúde do seu bairro.
JULHO AMARELO | PROGRAMAÇÃO
- Abertura em mídias da Campanha do “Julho Amarelo”.
Data: 04/07/2022
Público alvo: população em geral
- Exposição de outdoor com o tema “Julho Amarelo” em ponto estratégico do município.
Período: durante o mês de julho
Público alvo: população em geral
- Dispensação de material educativo e preservativos para empresas do município
Período: durante o mês de julho
- Dispensação de material educativo para Estabelecimentos de Saúde (unidades de Estratégia de Saúde da Família-ESF, Centros de Atenção Psicossocial - CAPS I e AD, Pronto Atendimento municipal, Hospital Padre Humberto, Centro de Especialidades Unificadas-CEU, Central de Abastecimento Farmacêutico-CAF, Estratégia de Saúde Ocupacional do Servidor –ESOS).
Período: durante o mês de julho
Público alvo: servidores e população em geral
- Divulgação por WhatsApp de informações sobre a campanha “Julho Amarelo”.
Período: durante o mês de julho
Público alvo: trabalhadores autônomos dos territórios (cabeleireiros, tatuadores, profissionais de estética e profissionais do sexo)
- Ação de Capacitação (educação permanente) para profissionais do Hospital Padre Humberto - “Exposição a material biológico de risco”.
Datas: 08/07/2022 às 13h30 (1ª turma)
15/07/2022 às 13h30 (2ª turma)
Público alvo: Profissionais do Hospital Padre Humberto
Educação em Saúde: “Julho Amarelo”.
Datas: 08/07/2022
15/07/2022
Público alvo: funcionários de órgão público e empresa privada
Obs: Caso seja necessário a programação poderá sofrer alterações.