Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Acidentes envolvendo bicicletas em Anchieta abrem alerta no Maio Amarelo
Número de ocorrências envolvendo pessoas com bicicletas é considerável e exige atenção de toda a população
| Comunicação | Atualizado em 15/05/2025.

Em alusão à campanha Maio Amarelo, que promove a conscientização sobre segurança no trânsito, a Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta chama a atenção da população para os dados locais de acidentes, especialmente os que envolvem bicicletas e bicicletas elétricas. A quantidade de atendimentos relacionados a esse tipo de ocorrência é elevada, o que reforça a necessidade de ações educativas e preventivas.
Atualmente, o Pronto Atendimento Municipal (PA) registra, em média, dois atendimentos por dia envolvendo usuários de bicicletas, o que equivale a cerca de 60 casos por mês.
Esse número supera os atendimentos de acidentes com automóveis (cerca de 30 por mês) e fica atrás apenas das ocorrências com motociclistas, que chegam a aproximadamente 120 atendimentos mensais.
O PA também dá suporte a atendimentos feitos inicialmente pelo SAMU, ampliando ainda mais o impacto desses acidentes sobre a rede municipal de saúde.
Os acidentes com bicicletas, em especial, trazem riscos elevados para os envolvidos, já que o condutor está mais exposto e vulnerável em caso de colisões, quedas ou atropelamentos.
A ausência de proteção da carroceria — como ocorre em carros ou até em motos — faz com que fraturas, traumas cranianos e lesões em membros inferiores e superiores sejam comuns.
Em muitos casos, há, inclusive, a necessidade de estabilização imediata e encaminhamento para unidades com maior suporte hospitalar, aumentando a demanda por transporte e cuidados especializados.
O uso crescente das bicicletas elétricas, ainda pouco regulamentado e muitas vezes adotado sem o uso adequado de equipamentos de segurança, também merece atenção especial. As bicicletas elétricas, por exemplo, empreendem maior velocidade, contribuindo também para lesões mais graves.
“Os dados mostram que os acidentes com bicicletas (convencionais ou elétricas) representam uma fatia importante das ocorrências de trânsito que atendemos”, reforçou a gerente do Pronto Atendimento, Paloma Portes. Por isso, é importante estimular uma convivência mais segura nas vias públicas.
“De toda forma, a Secretaria alerta para a necessidade de respeitar as normas de trânsito, utilizar capacete, iluminação noturna e fazer a sinalização adequada, além de orientar sobre os riscos do uso indevido das bicicletas elétricas por menores de idade”, ressaltou.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é uma iniciativa nacional que visa a reduzir o número de mortes e feridos no trânsito por meio da conscientização e do diálogo entre poder público e sociedade. Em Anchieta, os números reforçam que, mais do que nunca, prevenir é salvar vidas , e também reduzir o impacto na saúde pública.
A campanha em Anchieta é conduzida pela Guarda Municipal e contará com blitz educativas, palestras e orientações nas escolas e empresas.
Fonte: Texto: Monique Ferbek | Foto: Jonas Pereira | E-mail: comunicacao.saude@anchieta.es.gov.br.