Prefeitura Municipal de Anchieta

Pronto Atendimento de Anchieta passa por reestruturação e amplia cuidados ao público adulto

O PA passa, a partir de agora, a atender exclusivamente pacientes com 16 anos ou mais.

| Comunicação

Com a inauguração do novo Pronto-Socorro Infantil “Jovelino Palaoro”, no Hospital do Mepes, a Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma reorganização estratégica na rede de urgência e emergência. O Pronto Atendimento Municipal (PA) passa, a partir de agora, a atender exclusivamente pacientes com 16 anos ou mais. Para isso, a unidade está sendo estruturada e fortalecida para garantir qualidade, agilidade e resolutividade no cuidado ao público adulto.

De acordo com a gerente do PA, Paloma Portes, diversas melhorias foram realizadas nas últimas semanas para acompanhar essa mudança de perfil. “O PA está se adaptando para essa nova fase com muito compromisso e agilidade. Reforçamos a equipe, reorganizamos os fluxos internos, reformamos e ampliamos a estrutura física. Tudo isso para acolher o cidadão com mais qualidade e eficiência”, explica.

Entre as principais mudanças, está a ampliação do horário de funcionamento do serviço de Raio-X, que, a partir de agora, funcionará 24 horas, sem intervalos, de segunda a sexta-feira. Também houve reforço médico em horários estratégicos, com base na análise dos períodos de maior fluxo de pacientes, além da ampliação da equipe técnica de enfermagem, com novos profissionais atuando tanto na assistência direta quanto nas notificações.

Ainda segundo Paloma, a estrutura física também passou por melhorias, como com adequações e pintura. Para garantir mais conforto e dignidade aos usuários, foram instalados filtros de água para pacientes em observação e disponibilizado café na recepção, onde atuam três recepcionistas para dar mais agilidade ao atendimento.

Na triagem, o espaço foi reorganizado para funcionar em salas individuais, proporcionando mais privacidade e melhor gerenciamento das prioridades. O serviço laboratorial também foi otimizado: das 7h às 16h, as coletas são realizadas no próprio PA, com envio imediato ao laboratório de apoio, o que garante mais rapidez nos resultados. No campo da infraestrutura, a frota das ambulâncias foi fortalecida e foram adquiridos novos equipamentos para os atendimentos de urgência.

O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Renato Lorencini, destaca que a reorganização do PA faz parte de uma estratégia mais ampla de qualificação da rede municipal de saúde. “Ao centralizar o atendimento adulto no PA e direcionar os casos pediátricos para o novo Pronto-Socorro Infantil, conseguimos especializar o cuidado, melhorar o fluxo e oferecer mais qualidade para todos. Estamos tratando essa transição com responsabilidade, planejamento e escuta ativa das equipes e da população”, afirmou.

Renato também destaca o papel da capacitação profissional nesse processo. “Através do NEP, nosso Núcleo de Educação Permanente, mantemos treinamentos constantes com os profissionais do PA, reforçando a qualificação técnica e a humanização no atendimento, para uma Saúde ainda mais acolhedora”, finaliza.

Fonte: Texto e Foto: Monique Ferbek | E-mail: comunicacao.saude@anchieta.es.gov.br.